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Aumenta interesse por serviços de desinfecção de ambientes

23% dos comerciantes e empresários disseram ter contratado ou buscado informações sobre serviços de desinfecção

21 de setembro de 2020

Com a reabertura de bares, restaurantes e do comércio em muitas cidades, a principal preocupação dos consumidores agora é com a higiene. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva/Onet, apenas 47% das pessoas considerava importante que comércios, restaurantes e prestadores de serviços realizassem desinfecção dos ambientes. Hoje, o índice saltou para 93%.

Já do outro lado do balcão, a preocupação também mudou bastante: 23% dos comerciantes e empresários disseram ter contratado ou buscado informações sobre serviços de desinfecção em períodos anteriores à pandemia, frente a 87% que pretendem realizá-los agora. Empresas como a Jan-Pro, uma rede de limpeza comercial, viu sua demanda crescer em 300% nesse período.

“Antes da Covid, a limpeza dos ambientes tinha uma função muito mais estética, voltada mais para a impressionar as pessoas que fazem uso do espaço. Hoje ela se tornou um assunto sério que tem por finalidade de controlar a disseminação de doenças e pandemias”, diz Renato Ticoulat, master franqueado da Jan-Pro.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional explica que “higienização” quer dizer limpeza seguida de desinfecção. No rastro dessa orientação surgem todo tipo de produto, como aparelhos de purificação do ar Ultravioleta UV-C e túneis de descontaminação de usuários de locais fechados, mas o correto é buscar a orientação da Anvisa sobre produtos que ajudam na prevenção da disseminação do novo coronavírus.

Confira a entrevista que a revista Varejo S.A fez com Renato Ticoulat sobre a desinfecção de locais públicos.

O que o senhor acha que mudou nos clientes depois da pandemia?
Sem dúvidas, a preocupação com limpeza aumentou bastante desde o início da pandemia, bem como hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência, uso do álcool gel, retirar os sapatos antes de entrar em casa, etc. E os novos hábitos também se estendem a estabelecimentos comerciais. É claro que o cliente quer se sentir seguro em ir ao supermercado, ao banco, ao restaurante e os lugares que levam a sério a limpeza e, melhor ainda, fazem a desinfecção da maneira correta e frequente, confere ainda mais segurança aos clientes e também aos funcionários.

O senhor acha que havia uma preocupação menor com limpeza e higiene no setor de comércio e serviço?
Sim. E hoje finalmente as pessoas estão entendendo a limpeza como um fator de saúde e não apenas estético, mas um assunto sério que tem por finalidade de controlar a disseminação de doenças e pandemias

Quais os tipos de serviço de limpeza que mais cresceram?
Todos os produtos tiveram um crescimento muito grande, mas com certeza o EnviroShield, uma tecnologia de aplicação de produto desinfetante que atinge áreas mais difíceis e elimina 99,99% de vírus e bactérias. Desde o início da pandemia até agora, já fizemos a aplicação em 4 milhões de metros quadrados, um aumento muito grande.

Quais as principais dúvidas dos clientes do setor de varejo com relação à limpeza?
A maioria quer saber quais produtos são utilizados, se superfícies de alto contato, como interruptores, maçanetas, puxadores e afins foram limpos e desinfetados e também a frequência que a limpeza é realizada.

 

Fonte: Varejo S.A

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