51% dos empresários de Uberlândia registraram aumento nas vendas de Natal.

A pesquisa foi realizada pela CDL Uberlândia no início de janeiro com empresários da cidade.

10/01/19

A pesquisa foi realizada pela CDL Uberlândia no início de janeiro com empresários da cidade.

Os resultados das vendas do último Natal confirmaram as boas expectativas de grande parte dos comerciantes locais.

De acordo com a pesquisa realizada pela CDL Uberlândia no início de janeiro com empresários da cidade, 51% informaram aumento nas vendas durante o mês de dezembro/18 comparado com mesmo período do ano anterior.

Dessa amostra, 35% indicaram um aumento de 5% a 10% nos resultados, enquanto 34% declararam queda em comparação ao ano anterior e outros 15% mantiveram estáveis.

 

Segundo o levantamento, nem mesmo os gastos em novembro com os descontos da Black Friday impactaram as vendas natalinas, que registraram um aumento de 37% com relação ao mês anterior.

Para os comerciantes varejistas, o saldo foi ainda melhor. 26% dos entrevistados tiveram aumento acima de 10%, ao passo que para 17% apontaram crescimento de 5 a 10% e 15%, crescimento de até 5%, conforme mostra o gráfico abaixo:

O crescimento segue a tendência nacional apontada pelos dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O estudo mostra que as consultas para vendas a prazo nos 21 dias anteriores ao Natal, cresceram 2,66% na comparação com o mesmo período de 2017. Este é o segundo ano consecutivo de alta.

Os bons ventos para o mercado são reflexo da retomada da confiança do consumidor e do otimismo do brasileiro em relação ao futuro do país após um período longo de recessão econômica e insegurança jurídica.

Previsão para janeiro

O levantamento realizado pela CDL Uberlândia também validou as expectativas dos entrevistados para janeiro. 74,4% preveem aumento nas vendas no mês vigente. Outros 18,2% creem que o faturamento se manterá no mesmo patamar em relação ao mesmo período de 2018 e apenas 7,4% acreditam que terão queda.

 

Para colocar em prática as previsões favoráveis, 51% dos empresários entrevistados pretendem fazer promoções típicas de início do ano, como liquidações e queima de estoque.

Classe empresarial mais otimista em 2019

A previsão mais detalhada é de que o mês de janeiro feche com crescimento de até 5% para 32% dos entrevistados, entre 5% a 10% para 27% dos pesquisados e acima de 10% para 16% dos empresários ouvidos.

Comparando-se o mês de dezembro deste ano com o anterior, 16% dos pesquisados em Uberlândia estão entre os empresários que cresceram entre 5% e 10%. Na previsão para o mês de janeiro a estimativa é de que o volume médio de vendas neste período seja 27% superior nessa mesma faixa comparado ao ano anterior.

Metodologia:

A pesquisa realizada pela CDL, de 02 a 07 de janeiro, abordou cerca de 200 empresários da cidade de Uberlândia, sendo que 56,8% atuam no setor de Comércio Varejista, 29% são prestadores de serviço, 9,1% pertencem ao segmento de atacado e distribuição e 5,1% da indústria.

 

 

 

Quer receber notícias?

Cadastre-se


CDL Convenções e Eventos

- Últimos eventos