Novembro traz excelentes expectativas para o comércio local. Além de antecipar as compras de Natal, o consumidor deve aproveitar os descontos da Black Friday, que acontece no próximo dia 26.
A segunda data mais rentável do varejo é uma grande oportunidade para as empresas recuperarem suas vendas em um ano de grandes dificuldades econômicas. A CDL Uberlândia realizou uma pesquisa local para medir a intenção de compras para a data.
De acordo com o levantamento, 70,4% dos consumidores pretendem adquirir produtos e serviços durante a Black Friday.
Desse grupo, 64% visitarão lojas físicas, enquanto 36% optarão pelos canais online.
Com relação aos produtos e serviços adquiridos, 84% comprarão para consumo próprio e 16% pretendem presentear. Dentre as opções mais procuradas, estão: vestuários (20%), smartphones (20%), cuidados pessoais (16%), eletrodomésticos (4%), eletrodomésticos (4%), móveis (4%) e outros (32%).
Ainda de acordo com a pesquisa 88,5% dos entrevistados fazem comparativo de preços antes da data para verificar se os valores realmente estão abaixo do mercado.
Embora o cenário seja favorável, é preciso planejar ações para atrair clientes e garantir uma experiência satisfatória. Selecionamos algumas DICAS PARA IMPULSIONAR SUAS VENDAS NA BLACK FRIDAY. Acompanhe:
1 – GARANTA QUE O ESTOQUE ESTEJA ABASTECIDO. Lembre-se que neste período a demanda aumenta. Oferecer descontos sobre produtos com pouco estoque pode ser frustrante para o cliente.
2 – BLACK FRIDAY NÃO É QUEIMA DE ESTOQUE. Embora essa seja uma boa oportunidade de girar produtos “encalhados”, a loja também precisa incluir produtos que realmente despertem o interesse do cliente. São essas ofertas que levarão o público até você!
3 – NADA DE “BLACK FRAUDE”. Jamais oferte produtos sem descontos reais. Com o acesso a internet, o consumidor ficou mais exigente e perspicaz. Ele compara preço de forma instantânea no momento da compra e, se identifica que a empresa está agindo de má fé, além de não comprar, pode compartilhar a experiência desastrosa com milhares de outras pessoas.
4 – ANALISE A CONCORRÊNCIA. Antes de precificar seus produtos e serviços, faça uma análise antecipada dos preços praticados pelo mercado. Veja como a sua concorrência tem se posicionado, quais itens estarão em oferta e quais facilidades serão oferecidas. Benchmarking é essencial nesse momento!
5 – COMUNIQUE! Garanta que suas ofertas cheguem ao público. Trabalhe as redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp e todos os canais de comunicação que a empresa possuir. Além disso, crie ações exclusivas para clientes já fidelizados!
Não perca a oportunidade de aumentar a receita, atrair novos clientes e preservar o relacionamento com a sua base fidelizada. Coloque em prática as dicas acima. O mês está apenas começando…