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Como empresas do ramo de festas podem melhorar o faturamento?

Sem grandes cerimônias, empresários do setor têm investido em produtos e serviços que levam o propósito de entretenimento e praticidade para dentro da quarentena.

9 de junho de 2020

 Com criatividade é possível salvar negócios.

Um dos setores mais prejudicados pela Covid-19, o segmento de festas e eventos tem buscado alternativas interessantes para contornar a crise econômica.

Hoje, são mais de 297 mil empresas brasileiras que tiveram suas rendas seriamente comprometidas por causa do isolamento social. 95,4% desse segmento é composto por MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte dos ramos de confeitaria, buffet, doces, decoração, artistas, equipamentos de som e iluminação, papelaria, entre outras atividades comerciais que movimentam mais de R$17 bilhões a cada ano.

Em Uberlândia, o Decreto nº 18.553, de 20 de março de 2020, classifica os estabelecimentos dedicados à realização de festas, eventos ou recepções como atividades com restrição absoluta de funcionamento ao público, até o presente momento.

Sem grandes cerimônias, empresários do setor têm investido em produtos e serviços que levam o propósito de entretenimento e praticidade para dentro da quarentena, afinal, festas foram suspensas, momentos afetuosos e seguros, não.

Com a remarcação de vários eventos para 2021, a Flairs Coquetelaria está levando a experiência dos seus famosos drinks para dentro da casa das pessoas. O projeto “Flairs em Casa” fornece os insumos exclusivos da marca para cliente “ser” o bartender no aconchego do seu lar, além de enviar a ficha técnica e vídeo aula para auxílio dos clientes.

Já a doceria Hora Doce tem atendido vários pedidos de kits para aniversários, que incluem bolos e doces diversos para as celebrações não passarem em branco. “Com o intuito de fazer com que as pessoas não deixem de comemorar datas especiais, mas com responsabilidade e consciência, criamos o kit Festa em Família, composto de um bolo decorado e doces gourmet, com sabores à escolha do consumidor. A procura por kits desse tipo para comemorações em casa aumentou expressivamente e tem sido um sucesso”, comentou a proprietária da marca, Caroline Marques.

Além das refeições por delivery, a empresa Marly Festas Buffet desenvolveu boxes de frios para happy hours intimistas em família e boxes temáticos para datas comemorativas. “Já temos várias encomendas para o Dia dos Namorados e Festas Juninas. Esse novo formato é um sucesso”, comemorou a proprietária da empresa, Marli de Souza Araújo.

Outro negócio que está se reinventando para enfrentar a crise, é o ramo de produções artísticas.

Além de aulas via videoconferências e lives para arrecadação de fundos em campanhas de auxílio, o músico Ricardo Nocera tem realizado serenatas com um retorno imensurável. “Quando falo em retorno não falo apenas em retorno financeiro, mas falo de um retorno em forma de experiência também. Tive várias experiências inesquecíveis, onde eu tocava e via pessoas emocionadas com aquela demonstração de carinho e amor de seus familiares e amigos, mesmo à distância. Desde então, tenho tido procuras para aniversários e o Dia dos Namorados”, afirmou o artista.

Esses são apenas alguns dos modelos negócios descobertos durante a pandemia e que, pela boa adesão do público, devem integrar portfolios mesmo depois da quarentena.

Inovação não requer altos investimentos em tecnologia ou uma ideia genial nunca pensada. Você pode inovar melhorando produtos, serviços e processos e garantindo a melhor experiência possível ao seu consumidor de forma viável, sustentável e lucrativa. Crises são excelentes gatilhos para grandes mudanças. O que você pode fazer para superar a crise?

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