3 tendências tecnológicas para 2019

Tecnologias em ritmo acelerado exigem mentes conectadas com o futuro. Você está preparado (a)?

31/01/19

Especialistas no mercado digital apontam 3 grandes avanços tecnológicos que transformarão a nossa realidade em um curtíssimo espaço de tempo. Aliás, enquanto você lê essa matéria, vidas já são completamente impactadas por essas mudanças. Para o bem ou para o mal, as inovações disruptivas estarão cada vez mais presentes na nossa vida.

Blockchain:

A tecnologia por trás do Bitcoin e das criptomoedas promete revolucionar mundialmente outros setores da economia, do governo, da indústria e do comércio.  Por meio dela é possível transferir e registrar transações de forma criptografada e sem intermediários, comissões ou taxas, como acontece hoje em cartórios e bancos.

Imagine uma comunidade onde todas as transações comerciais são registradas em uma espécie de registro público. Todos os membros têm acesso ao seu histórico de vendas, compras ou trocas, mas apenas um grupo é selecionado para validar em consenso essas informações. Eles têm o poder de autenticar e registrar suas transações, mas não podem alterar nada. Essa é a lógica do Blockchain!

Por meio dessa tecnologia você pode conferir a idoneidade de uma empresa, por exemplo, solicitando seu histórico no sistema. Ela não pode camuflar, ocultar ou alterar dados. Caso tenha intenção de fazer negócios, é possível fechar contratos em questão de segundos por meio de uma comunidade integrada ao sistema que, a partir de computadores de alto poder operacional legitimam informações em troca de criptomoedas.

A novidade não é exclusiva para grandes operações financeiras, mas será usada em tarefas simples, como conferir se a documentação de um veículo está em ordem ou transferir dinheiro sem pagar taxas ou esperar pelo dia seguinte para cair na conta.

Em síntese, essa nova geração pretende transpor os atuais sistemas de pagamentos e empréstimos e automatizar diversos processos presentes em bancos, reduzindo os custos operacionais e o tempo de realização dos mesmos com a mesma credibilidade e segurança dos mesmos.

Deepfake:

As Fakes News, que fomentaram uma série de mentiras de caráter político e ideológico no último ano, ganharão uma faceta mais elaborada nos meios digitais. O fenômeno denominado Deepfake utiliza Inteligência Artificial em programas e dispositivos de edição imagens e vídeos para substituir rostos, alterar vozes, sincronizar falas e aplicar efeitos de luz e profundidade em diferentes cenários. A sofisticação da farsa agravará ainda mais os estragos causados por essa febre.

MedTech:

O segmento MedTech direciona esforços tecnológicos para o campo da medicina. Por meio de softwares, plataformas, gadgets e aplicativos, informações sobre pacientes são monitoradas, coletadas e notificadas ao médico em tempo real. Grandes hospitais, clinicas e seguradoras poderão utilizar BigData e Inteligência Artificial para melhorar diagnósticos e aperfeiçoar tratamentos.

Tecnologias em ritmo acelerado exigem mentes conectadas com o futuro. Você está preparado (a)?

 

 

Quer receber notícias?

Cadastre-se


CDL Convenções e Eventos

- Últimos eventos