Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :

Aposentados continuam trabalhando ou voltam ao mercado por opção

28/09/17

Em vários países aposentados voltam ao trabalho para ocupar o tempo e se sentirem produtivos. No Brasil o movimento ainda é tímido.

Ativo 1

Em muitos países como Reino Unido e Estados Unidos voltar ao trabalho depois de se aposentar não significa que a aposentadoria é insuficiente, como seria mais fácil afirmar no Brasil. Para eles não é só uma questão financeira, mas também de motivo de vida.

 

Uma pesquisa mostrou que no Reino Unido 25% dos aposentados voltam a trabalhar, muitos em um prazo de até cinco anos após a aposentadoria sair. O que pensar do envelhecimento e sociedade? Pode ser o momento de ampliar o tempo de idade ativa para quem ainda tem condições de contribuir com a própria mão de obra.

 

O estudo chamou de não-aposentados aqueles que se aposentaram e continuaram trabalhando em um emprego pago ou em meio período (menos de 30 horas semanais) quando conquistam a aposentadoria parcial. O envolvimento intelectual pode fazer falta para quem interrompe bruscamente as atividades diárias.

 

Alguns aposentados preferem optar pelo trabalho voluntário, mesmo não recebendo financeiramente pela atividade, se sentem gratificados simplesmente por “fazer algo”. Ter rotina e responsabilidade pode ser a razão de estar vivo para aqueles que para a lei, já são aposentados.

 

Quando você presta algum serviço ou trabalha para alguma empresa, mesmo que em períodos curtos, ou poucos dias por semana, o dia do trabalhador está definido e isso pode evitar problemas de saúde mental ou a sensação de estar inútil na sociedade só porque saiu da mão de obra ativa.

 

Enquanto esta realidade existe em vários países o brasileiro sofre porque aqui a lei está prestes a elevar a idade mínima para se aposentar e o trabalhador não aceita isso, quer mesmo parar mais cedo.

 

No Brasil as empresas precisam de um bom ambiente de negócios para que possam criar empregos para os jovens e recolocação para os aposentados que estão em condições de produzir. Seria uma forma de aproveitar a experiência dos mais velhos e treinar os funcionários iniciantes. Assim todos sairiam ganhando.

 

Algumas empresas, timidamente começam a se preparar para aproveitar os próprios trabalhadores que estão prestes a se aposentar, e isso pode ser bom para ambos os lados. Aproveitar a experiência de quem tem muitos anos de carreira pode ser mais barato que treinar um novato. E os novos contratados podem aprender muito com alguém que tem vasta experiência e ainda faz questão de estar envolvido em alguma atividade.

Quer receber notícias?

Cadastre-se


CDL Convenções e Eventos

- Últimos eventos